quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mega Hair derruba mesmo os cabelos?


Mega Hair, a maneira mais rápida de ter os cabelos longos, essa semana vinculou se em vários canais de TV uma matéria que falava de um estudo realizado em Londres , pela Associação Internacional de Tricologia, falando dos problemas causados por este método de alongamento, criando uma grande histeria nas clientes dos salões de beleza, ao meu entendimento um assunto tão delicado, por tratar da vaidade e auto estima, foi noticiado de forma sensacionalista ao qual só deixou duvidas e medos para todos.
Desmistificando: Para inicio de conversa não é uma cola utilizada, mas sim Queratina, que faz parte da composição dos cabelos, onde é responsável por 90% da estrutura do fio de cabelo.
Qual o maior perigo então?
É na colocação, mas não somente pelo calor, mas sim pelo tencionamento ao qual é submetida pequenas mechas de cabelo,( daí então a dor). A linha de cabelo que circula toda a cabeleira, incluindo têmporas, laterais e nuca, os fios são mais finos e amadurecem mais lentamente, por este motivo quando tensionados se rompem ou são arrancados desde o folículo, causando assim uma lesão, que pode ser irreversível, na verdade este problema é causado mais por erros
” profissionais” do que pelo produto de fixação, outros métodos que também tencionam podem causar os mesmos problemas, é importante lembrar que os fios de cabelos caem todos os dias naturalmente, aproximadamente em media cem fios por dia, devido ao ciclo troca, é claro que pode ser incentivada a aceleração deste ciclo devido ao tencionamento.
Este problema já é antigo nas clientes que se utilizavam de tranças apertadas por muito tempo, apresentando falhas muito mais freqüentes nas laterais frontais dos cabelos. As chamadas Alopecias ou crescimento mais lento.
As clientes que utilizam algum tipo de química, são mais suscetíveis a ter também a quebra dos fios, pelo simples fato de não fazer uma manutenção correta, passando da época de retoque, usando produtos inadequados e super processamentos químicos com métodos e principio ativos proibidos.
Alem de ser necessário uma boa orientação e conscientização dos Cabeleireiros é preciso que as clientes sejam disciplinadas a ponto de cuidarem melhor deste investimento há beleza.
Pelo fato de muitos casos relacionados a industria cosmética Americana criou produtos para tratamento e recuperação solucionando grande parte das ocorrências.

3 comentários:

  1. Usei mega por dois anos e posso ti dizer que eu amei, mas por infelicidade a pessoa que usava a tecnica foi usando de má vontade , e cada vez que eu ia fazer a manutenção voltada chateada, pois sempre acontecia algo que deixava a desejar o trabalho. Aí fui desgostando, não da tecnica , mas da falta de profissionais qualificados aqui em meu bairro. Mas tudo bem, vou tentar encontrar pois, estou tentada a voltar a usar longas madeixas. Obrigado pelo esclarecimento. Um grande beijo e um forte abraço.

    ResponderExcluir